quarta-feira, 6 de junho de 2012

Filme completo sobre Chopin


Olá pessoal, como falei hoje em sala, estou colocando o filme completo aqui no blog para os alunos faltosos das turmas de quarta (803 e 802) e especialmente para a turma 806 (por problemas de troca de sala começamos um pouco mais tarde a aula). Abaixo, está o questionário para ser feito individualmente ou em dupla. Como não teremos aulas nas próximas duas quartas, peço que os estudantes desse dia me procurem para entregar o questionário o mais rápido possível.

Na segunda-feira, estarei na sala branca o dia todo.

Bjus e Abraços

Colégio Pedro II – Unidade Humaitá II – Atividade de fixação
8º Ano (EF) – Educação Musical – Prof: Affonso Celso
Turma: _______
Dupla de alunos:
_________________________________________________________________N º _________________________________________________________________N º

A VIDA DE FREDERIC CHOPIN – UM COMPOSITOR ROMÂNTICO
Responda as perguntas abaixo baseado na apreciação do filme “À Noite Sonhamos”:
1.      Segundo o filme, Chopin começa a compor com que idade?
2.      Você acha que o jovem Chopin se preocupava com o regime político de seu país?
3.      Qual era a nacionalidade de Chopin?
4.      Em qual gênero musical Chopin começou a compor?
5.      Você acha que a família de Chopin apoiava sua carreira musical?
6.      O primeiro concerto de Chopin foi num jantar na casa de um Conde. O que faz Chopin quando o Governador Geral chega?
7.      Depois do episódio na casa do tal Conde, o que Chopin é obrigado a fazer?
8.      Seu professor, Joseph Elsner, apresenta-o a Pleyel, editor de música e produtor de concertos. O que a loja de Pleyel fabricava?
9.      Ainda na loja de Pleyel, Chopin é recebido por Franz Lizst. Que famosa música de Chopin, de caráter nacionalista, os dois tocam juntos?
10.  Chopin consegue data para realizar um concerto no famoso Salão Paris. O que acontece no dia desse concerto?
11.  Quem ajuda Chopin depois que ele recebe duras críticas?
12.  Como foi o “plano” de seus amigos para provar o valor de Chopin?
13.  Apesar de recuperar seu prestígio como compositor e pianista, Chopin decide recusar a vida de concertista. Qual o motivo de sua decisão?
14.  Durante sua estadia em Mallorca, Chopin se dedicava a que atividade?
15.  A namorada de Chopin, a escritora Aurore Dupin, usava um pseudônimo masculino. Qual?
16.  Como era a saúde de Chopin?
17.  A vida de Chopin, marcada pela forte paixão no plano amoroso, social e político, está de acordo com o ideal do Romantismo (consulte as 3 folhas distribuidas em sala para responder a essa pergunta)? Justifique sua resposta.
18.  Marque os 3 principais gêneros musicais que Chopin explorou em suas composições:

(    ) Samba                 (    ) Valsa             (    ) Choro                                             
(    ) Mazurca              (    ) Noturno       (    ) Maxixe

terça-feira, 5 de junho de 2012

À noite Sonhamos - Filme sobre Chopin


Olá pessoal, nossa próxima sessão de cinema será o filme "À noite sonhamos" sobre a vida de Chopin. Coloco acima um trecho do filme que mostra o encontro do músico polonês com Franz Liszt na loja de música Pleyel em Paris. Na cena eles tocam juntos uma composição de Chopin chamada Polonaise,  Fique ligado,

Bjus e Abraços

Modinhas imperiais


No tempo do império, a Modinha foi uma canção muito popular. Mário de Andrade no princípio do século XX publicou uma coletânia intitulada Modinhas Imperiais que continha diversas cançoes com autores desconhecidos, fato que demonstra sua imensa popularidade na época.

Modinha


História da Música Popular Brasileira



            Nossa música é riquíssima em estilos, gêneros e movimentos. Do século XVIII (dezoito), quando o Brasil ainda era uma colônia até o final do século XIX, passando pelo período do Império e posteriormente a República, a produção musical foi tomando ares nacionais, com o aparecimento de gêneros musicais brasileiros como o maxixe e o choro. Vamos fazer um breve passeio por essa história!



Gêneros e Movimentos musicais nacionais: A Modinha



"Tu não te lembras da casinha
Pequenina
Onde o nosso amor nasceu"
(Casinha Pequenina, modinha de autor desconhecido)



Nascida no Brasil no século XVII, a modinha teve seu primeiro momento de glória na década de 1770 na corte de Lisboa com o poeta, compositor, cantor e violeiro Domingos Caldas Barbosa (1740-1800). O grande sucesso alcançado pelo gênero – denominado modinha para diferenciar-se da moda portuguesa – levou músicos eruditos portugueses a cultivá-lo, só que de forma requintada, adicionando-lhe características da música de ópera italiana.

Ao mesmo tempo suave e romântica, chorosa quase sempre, a modinha seguiu então pelo resto do século como o nosso melhor meio de expressão poético-musical da temática amorosa. Composta geralmente em duas partes, com predominância do modo menor e dos compassos binário e quaternário, a modinha do período imperial jamais se prendeu a esquemas rígidos, primando pelas variações.

O primeiro modinheiro a se destacar no começo dos oitocentos foi o compositor Joaquim Manoel (da Câmara), morto por volta de 1840. Exímio violonista e cavaquinista, ele impressionava a todos que o ouviam, inclusive o músico austríaco Sigismund Neukomm, professor de Pedro I, que harmonizou 20 de suas modinhas. Joaquim Manoel deixou várias peças de qualidade como Se Me Desses Um Suspiro, Desde o Dia em Que Nasci e A Melancolia, tendo esta servido de tema para a fantasia L'Amoreux, de Neukomm.

Da mesma época é o compositor Cândido José de Araújo Viana, o Marques de Sapucaí, hoje nome da avenida carioca que se transformou a passarela das escolas de samba. De vida longa (1793-1875), este mineiro de Sabará exerceu funções importantíssimas no Império, tendo sido deputado, senador conselheiro, desembargador, ministro de estado e presidente de Alagoas e do Maranhão. Apesar de todos esses encargos, o marquês ainda arranjou tempo para dedicar-se à música, sendo de sua autoria algumas composições de sucesso, como as modinhas Mandei um Eterno Suspiro e Já Que a Sorte Destinara. Não seria ele, porém, o nosso único personagem histórico a se interessar por música. O imperador Pedro I, além de razoável compositor, tinha boa voz e gostava de cantar modinhas.


O Schubert das modinhas



Mas o maior modinheiro dessa geração foi o violinista, cantor, poeta e compositor Cândido Inácio da Silva. São de sua autoria modinhas como Cruel Saudade, A Hora Que Não Te Vejo, Um Só Tormento de Amor e as famosas Busco a Campina Serena e Quando as Glórias Eu Gozei, publicadas em Modinhas Imperiais, de Mário de Andrade, que o considerava o Schubert brasileiro. Pertence ainda ao período um vasto repertório de modinhas de autores desconhecidos, sendo algumas delas de ótima qualidade, como é o caso de Vem Cá Minha Companheira, Se Te Adoro, Vem a Meus Braços, Róseas Flores da Alvorada, Deixa Dália, Flor Mimosa e Acaso São Estes (que ganhou letra de Tomás Antônio Gonzaga), famosas depois de sua publicação na citada coletânea Modinhas Imperiais. No fim do século XIX e início do XX, renovada por músicos do povo e sob a forma de canção ternária, assimilada da valsa, a modinha viveu sua fase de maior popularidade, ganhando as ruas como música serenata.



Morte com o rádio


Ainda por essa época, celebrizou-se no Rio de Janeiro o maranhense Catulo da Paixão Cearense (1866-1946), pródigo letrista que abarrotou a praça com dezenas de composições. Incapaz de musicar os seus rebuscados poemas, Catulo especializou-se em fazer versos para música alheia de sucesso, transformando em modinhas a maioria. Ao chegar a era do rádio, com o crescimento da valsa romântica, muitas vezes classificada como canção, a modinha quase desapareceu, figurando vez por outra nas obras de alguns compositores como Vinicius de Moraes (Modinha, com Tom Jobim, e Serenata do Adeus) e Chico Buarque (Até Pensei).



Roteiro para os trabalho de Modinha –  8ºano (2º Trimestre/2012)



Compor uma letra para a música “Tema de Amor do poderoso Chefão” - VALOR 1,0  ponto



Veja o exemplo abaixo:




  1. Geralmente colocamos uma sílaba por nota, mas em alguns casos pode haver uma junção de vogais em virtude da prosódia (como observado na 2ª frase acima).
  2. É sempre melhor colocar as sílabas tônicas de cada palavra nos tempos fortes dos compassos (veja as indicações dos tempos fortes na partitura anexa).



Como escrever um poema baseado nas letras de modinha



Neste trabalho o estudante deve ter em mente que escrever sobre modinha não é somente falar de amor, mas sim de desilusão amorosa. Para isso deve procurar usar verbos no passado para passar a idéia de um amor que já se acabou. As características são melancolia, tristeza, dramaticidade, desespero, angústia, etc.


FORMA E DATA DE ENTREGA: O grupo deverá fazer uma cópia da partitura e escrever a letra abaixo da melodia. A entrega será realizada nos dias 2 e 4 de julho.

O lied Alemão - Franz Schubert


Franz Schubert, um dos compositores mais importantes da 1ª fase do romantismo, escreveu diversas canções (lieder, plural de lied) para piano e voz. Podemos ver que o lied alemão tem profundas semelhanças com a Modinha brasileira, principalmente com relação à forma de cantar operística e o profundo sentimentalismo na interpretação.