sábado, 22 de setembro de 2012

Dispositivo: mapa

Olá turmas. Aqui quem fala é o Prof. Licio.
Na última semana fiz uma apresentação sobre a interação entre mapa, arte e comunicação. Inspirados nas imagens mostradas em sala de aula, vocês devem fazer em dupla um trabalho gráfico que use o mapa de uma maneira criativa, fora do modelo convencional do atlas e dos cadernos de mapas. A ideia aqui é brincar com o mapa como uma imagem que traz múltiplos usos, significados, possibilidades de interpretação e de apreciação estética.
Aqui no blog das turmas de 8o ano, deixo algumas imagens e referências da apresentação para que vocês possam consultar. Caso alguém tenha outros exemplos, envie para o blog.
Durante a semana vou postando mais imagens.


13. Jaspers Johns, um dos expoentes da Pop Art americana (http://www.moma.org/collection/object.php?object_id=79372) Esse mais parece um quadro abstrato, mas na sala de aula não foi difícil descobrir do que se tratava. Que elementos permitem associar essa imagem a um mapa?


14. Shannon Rankin. Essa foi difícil de achar. Mas ela tem uma obra incrivelmente variada usando mapas. (Confira mais em http://artistshannonrankin.com/section/278678_Recent.html) As linhas vermelhas são rodovias no mapa, mas saltam do mapa para fora do corpo da mulher, como sangue jorrando.  




CLIQUE AQUI EMBAIXO, EM Mais Informações, PARA VER MAIS!


3. Guillermo Kuitca (ver mais em http://www.geographos.com/BLOGRAPHOS/?p=55). A página dele está fora do ar. Que pena, mas achei aqui algumas de suas obras.


4. Matthew Cusick (ver mais em http://mattcusick.com/paintings-collage/map-works). Esse a gente viu em sala de aula, mas não essa curuja (na página dele tem mais). Como ele utiliza o mapa para a composição de sua obra?


5. Anna Bella Geiger
Essa artista brasileira fez uma série de trabalhos com o uso de mapas. Vejam o vídeo, ela comenta um pouco de como ela chegou ao uso dos mapas em seus trabalhos. Pena não existir uma página com todas as obras reunidas.



6. Joyce Kozloff (ver mais em http://www.joycekozloff.net/. Entre em Bodies of Work e Mapping Works). Essa artista nós também não vimos na aula. Não deixem de reparar em cada detalhe.




7. E essas linhas de metrô, o que vocês acharam delas?






8. O mapa-boi. Que interpretação você pode fazer a partir desse cartaz?


Depois de mapa em forma de boi, agora o boi em forma de mapa.


Não por acaso essa picanha representa esse Estado. Qual é?



10. O que podem ter em comum esses dois mapas?


Mapa-múndi atribuído a Al-Idrisi - do manuscrito do séc. XII (Biblioteca Nacional de Paris, n. 2.221 - árabe)

América Invertida, de Joaquín Torres García (1943)

11. Mapas em cartoons: o exemplo do cartunista Latuff.








12. Perigos do mar.



Esse é só um detalhe da Carta Marinha da Escandinávia, feita por Olaus Magnus, em 1539. Como podemos notar, imaginação e realidade conviviam nas representações dos perigos do mar. Com o tempo essas criaturas foram sendo retiradas dos mapas. Mas você pode pensar numa maneira de trazê-las de volta. Repare só no último cartoon do Latuff, não seria um monstro marinho?



15. Mapa pode ser algo muito simples também. Veja essa representação do "Novo Mapa Simplificado de Londres": um rio, uma pequena área para os muito ricos e o resto para os "perdedores".



1. Geographical fun Atlas, de Willian Harvey (1869) (ver mais em http://memory.loc.gov/ammem/gmdhtml/geofun.html). Esse atlas foi produzido com a intenção de popularizar a geografia na Europa. Alguns alunos disseram que esse italiano aí era Giuseppe Garibaldi, principal líder da unificação italiana... e acho que eles têm razão.



2. Fernando Vicente (ver mais em http://fernandovicenteatlas.blogspot.com.br/).
Não tentem fazer o mesmo com os mapas da escola!




16. Repare nesses mapas antigos, da época das grandes navegações. Em volta do mapa várias imagens que misturam paisagens, deuses e figuras mitológicas. O mar branco está repleto de desenhos que nos fazem entender que aquilo é o mar. Que detalhes são esses?


Esse é o mapa mais caro do mundo. Parece que foi o primeiro mapa-mundi a incluir o continente americano.


Não bastava só fazer o mapa? Por que todo esse cuidado com a área do quadro em torno do planisfério?


Aqui resolveram povoar a área do quadro fora do mapa com criaturas mitológicas.


17. E esses nativos que começam a aparecer nos mapas?



18. "A Arte nos Mapas", exposição em Nova Lima (veja mais no link: http://entretenimento.uol.com.br/album/arte_nos_mapas_album.htm#fotoNav=1)
Nem sei como vim parar nesse link, mas é muito, muito interessante. São mapas da América feitos nos séculos XVI e XVII. Quanto mais eu procuro mais me surpreendo.

19. Proyecto Mapa. Vocês lembram desses mapas que eu mostrei? São o resultado de um projeto que reuniu artistas colombianos e venezuelanos para fazerem obras de arte sobre a união entre os dois países. Vejam alguns resultados. Ver mais em http://www.geographos.com/BLOGRAPHOS/?p=144





20. Stamen Design. Esses caras são realmente incríveis.
(ver mais em http://www.stamen.com/ e navegue em http://prettymaps.stamen.com/201008/#10.00/37.7790/-122.4200)
Essa é cidade de Lima feita no Prettymaps, um jogo de correspondências biunívocas em que as diversas fontes de dados ou tipos de informação são transformados pela equipe de design Stamen em um grupo de atributos visuais: cor, forma, intensidade, opacidade, distribuição, etc. Em geral, os resultados deste processo acabam virando um caos visual, difícil de compreender, se não se estabelece com esmero e arte as profundas relações entre as características dos dados e a expressão gráfica (texto traduzido de http://www.geographos.com/BLOGRAPHOS/?p=2183)



21. Para continuar na brincadeira em que os mapas viram uma abstração, que tal esse mapa de Moscou, de 1939? Ver em http://www.etomesto.ru/eng/map-moscow1939/?find=1&x=37.6255989074707&y=55.749337521358754.



7 comentários:

  1. Até que dia é para entregar esse trabalho??

    Brenda(802)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até o dia da prova, mas de preferência 8 e 10 de outubro.

      Excluir
    2. Quis dizer 9 e 11 de outubro. A prova é dia 18/10.

      Excluir
  2. As idéias já estão surgindo: na terça uma dupla falou que iria fazer a península do Labrador com a imagem de um... Labrador. E outra dupla já está pensando num projeto grandioso com isopores e bandeiras. Vamos colocando a criatividade para trabalhar. Lembrando que o tema é América.

    ResponderExcluir
  3. Hoje recebi mais alguns trabalhos: um mapa dos Estados Unidos em que os estados correspondiam ao nome dos artistas que nasceram em cada estado, recebi a cabeça do cachorro no Labrador, e na quinta feira o Paraguai em forma de gente. As ideias também começam a chegar: EUA e México em isopor, separados por um mar cheio de navios de patrulha, cercas e soldados; a Groenlândia vai virar sorvete e a América do Sul uma arara e uma arma, cujo desenho identifica as taxas de homicídio de cada país. E ainda tem o mapa feito em um objeto (mas esse é segredo).

    ResponderExcluir
  4. Já tenho duas Groenlândias em forma de animal, uma América do Sul com vários animais e uma América do Norte como esquilo. Além do continente americano inteiro em forma de pipoca - duas tentativas, uma minimalista em que duas pipocas de verdade formam a América do Sul e a América do Norte e outra formada por várias pipocas. Estou sentindo falta das relações entre forma e tema, mas está tudo muito interessante.

    ResponderExcluir