sexta-feira, 9 de novembro de 2012

LUNDU


Ola pessoal!! Estamos de volta com o Lundu, matriz da linha evolutiva dos gêneros de música européia e africana que deram origem ao samba. Coloco aqui o material distribuído em sala essa semana. Fiquem atentos!!

História da Música Popular Brasileira


Gêneros e Movimentos musicais nacionais: O Lundu


Lundu de Rugendas

O lundu era gênero cômico com letras engraçadas e cheias de duplo sentido, que levavam os ouvintes às gargalhadas muitas vezes. Haviam até lundus proibidos às moças e crianças! Era o caso dos lundus de Laurindo Rabello, um militar que adorava divertir seus amigos ao som de seus picantes lundus.

"Iaiá você quer morrer
Quando morrer, morramos juntos
Que eu quero ver como cabem
Numa cova dois defuntos"
(Isto É Bom, lundu de Xisto Bahia)

O lundu foi originalmente uma dança sensual praticada por negros e mulatos em rodas de batuque, só se fixando como canção no final do século XVIII. Assim, a referência mais remota encontrada sobre o lundu-música está na Viola de Lereno, coletânea de composições de Domingos Caldas Barbosa, publicada em Portugal em 1798.
O lundu-canção surgiu da fusão de elementos musicais de origens branca e negra, tornando-se o primeiro gênero afro-brasileiro da canção popular. Realmente, essa interação de melodia e harmonia de inspiração europeia com a rítmica africana se constituiria em um dos mais fascinantes aspectos da música brasileira. Composto em compasso binário e na maioria das vezes no modo maior, o lundu é uma música alegre e buliçosa, de versos satíricos, maliciosos, variando bastante nos esquemas formais.
Muitos de nossos compositores populares do século XIX fizeram lundus, pertencendo a esse repertório peças de grande popularidade como Lá no Largo da Sé (Cândido Inácio da Silva), Lundu da Marrequinha (Francisco Manoel da Silva, autor do Hino Nacional, e Francisco de Paula Brito), Eu Não Gosto de Outro Amor (Padre Teles) e Onde Vai, Senhor Pereira de Morais (Domingos da Rocha Mussurunga).
Mas o grande nome do lundu só surgiria no final do século XIX na figura do ator, cantor e compositor baiano Xisto Bahia (1841-1894), mais afamado do que Laurindo Rabelo (1826-1864), o Poeta Lagartixa, também cultor do gênero que o antecedeu nas rodas musicais do Rio de Janeiro. São de Xisto Bahia os lundus O Camaleão, Canto de Sururina, O Homem, O Pescador, A Preta Mina e o célebre Isto É Bom, música gravada no primeiro disco brasileiro. Com o aparecimento de outros gêneros afro-brasileiros mais expressivos, o lundu saiu de moda no começo do século XX.

O Lundu da Marrequinha (Francisco de Paula Brito – Francisco Manuel da Silva)

Os olhos namoradores
Da engraçada iaiásinha,
Logo me fazem lembrar
Sua bella marrequinha.

Iaiá, não teime,
Sólte a marreca
Senão eu morro,        refrão
Leva-me a breca.

Se dansando á Brasileira,
Quebra o corpo a iaiásinha,
Com ella brinca pulando
Sua bella marrequinha


Quem a vê terna e mimosa,
Pequenina e redondinha,
Não diz que conserva prêsa
Sua bella marrequinha.

Nas margens da Caqueirada
Não há só bagre e tainha:
Alli foi que ella creou
Sua bella marrequinha.

Tanto tempo sem beber...
Tão jururú... coitadinha!..
Quasi que morre de sêde
Sua bella marrequinha.

“Marrequinha "era um tipo de laço dado no vestido das moças do séc. XIX, usado atrás
das nádegas.


Exercícios sobre Lundu

  1. Complete as lacunas do texto logo abaixo, com as palavras do quadro:





 

Inicialmente, o lundu foi uma____________________de _________________ trazida e executada pelos______________________    de origem _____________________. Eles costumavam se reunir nas horas de lazer para fazer ____________________tocando principalmente instrumentos de _________________ e _________________________, como o _______________________.

A coreografia dança do __________________________________tinha como característica marcante a ____________________________ e seus participantes também executavam ____________________  para acompanhar a música.

2. Leia os textos da apostila sobre o lundu-canção e responda:

2.1 Identifique duas características das letras de lundu.
R:__________________________________________________________________________________

2.2. Na sua opinião, quais são as semelhanças e/ou diferenças entre as letras de lundu e as letras do funk que é feito atualmente?
R:___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2.3 Cite duas características musicais do lundu.

R:___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2.4 Retire do texto dois compositores de lundu.
R:____________________________________________________________________________________________________________________________________________



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