Ola pessoal!! Estamos de volta com o Lundu, matriz da linha evolutiva dos gêneros de música européia e africana que deram origem ao samba. Coloco aqui o material distribuído em sala essa semana. Fiquem atentos!!
História da Música Popular Brasileira
Gêneros e Movimentos musicais nacionais: O Lundu
Lundu de Rugendas
O lundu era gênero cômico com letras engraçadas e cheias de
duplo sentido, que levavam os ouvintes às gargalhadas muitas vezes. Haviam até
lundus proibidos às moças e crianças! Era o caso dos lundus de Laurindo
Rabello, um militar que adorava divertir seus amigos ao som de seus picantes
lundus.
"Iaiá
você quer morrer
Quando morrer, morramos juntos
Que eu quero ver como cabem
Numa cova dois defuntos"
(Isto É Bom, lundu de Xisto Bahia)
Quando morrer, morramos juntos
Que eu quero ver como cabem
Numa cova dois defuntos"
(Isto É Bom, lundu de Xisto Bahia)
O lundu foi
originalmente uma dança sensual praticada por negros e mulatos em rodas de
batuque, só se fixando como canção no final do século XVIII. Assim, a
referência mais remota encontrada sobre o lundu-música está na Viola de Lereno,
coletânea de composições de Domingos Caldas Barbosa, publicada em Portugal em
1798.
O lundu-canção
surgiu da fusão de elementos musicais de origens branca e negra, tornando-se o
primeiro gênero afro-brasileiro da canção popular. Realmente, essa interação de
melodia e harmonia de inspiração europeia com a rítmica africana se
constituiria em um dos mais fascinantes aspectos da música brasileira. Composto
em compasso binário e na maioria das vezes no modo maior, o lundu é uma música
alegre e buliçosa, de versos satíricos, maliciosos, variando bastante nos
esquemas formais.
Muitos de nossos
compositores populares do século XIX fizeram lundus, pertencendo a esse
repertório peças de grande popularidade como Lá no Largo da Sé (Cândido
Inácio da Silva), Lundu da Marrequinha (Francisco Manoel da Silva, autor
do Hino Nacional, e Francisco de Paula Brito), Eu Não Gosto de Outro
Amor (Padre Teles) e Onde Vai, Senhor Pereira de Morais (Domingos da
Rocha Mussurunga).
Mas o grande nome
do lundu só surgiria no final do século XIX na figura do ator, cantor e
compositor baiano Xisto Bahia (1841-1894), mais afamado do que Laurindo Rabelo
(1826-1864), o Poeta Lagartixa, também cultor do gênero que o antecedeu
nas rodas musicais do Rio de Janeiro. São de Xisto Bahia os lundus O
Camaleão, Canto de Sururina, O Homem, O Pescador, A Preta Mina e o célebre Isto
É Bom, música gravada no primeiro disco brasileiro. Com o aparecimento de
outros gêneros afro-brasileiros mais expressivos, o lundu saiu de moda no começo
do século XX.
O Lundu da Marrequinha (Francisco de Paula Brito – Francisco Manuel da Silva)
O Lundu da Marrequinha (Francisco de Paula Brito – Francisco Manuel da Silva)
Os
olhos namoradores
Da
engraçada iaiásinha,
Logo
me fazem lembrar
Sua
bella marrequinha.
Iaiá, não teime,
Sólte a marreca
Senão eu morro, refrão
Leva-me a breca.
Se
dansando á Brasileira,
Quebra
o corpo a iaiásinha,
Com
ella brinca pulando
Sua
bella marrequinha
Quem
a vê terna e mimosa,
Pequenina
e redondinha,
Não
diz que conserva prêsa
Sua
bella marrequinha.
Nas
margens da Caqueirada
Não
há só bagre e tainha:
Alli
foi que ella creou
Sua
bella marrequinha.
Tanto
tempo sem beber...
Tão
jururú... coitadinha!..
Quasi
que morre de sêde
Sua
bella marrequinha.
das
nádegas.
Exercícios sobre Lundu
- Complete as lacunas do texto logo abaixo, com as palavras do quadro:
Inicialmente,
o lundu foi uma____________________de _________________ trazida e executada
pelos______________________ de origem
_____________________. Eles costumavam se reunir nas horas de lazer para fazer
____________________tocando principalmente instrumentos de _________________ e
_________________________, como o _______________________.
A
coreografia dança do __________________________________tinha como
característica marcante a ____________________________ e seus participantes
também executavam ____________________
para acompanhar a música.
2.
Leia os textos da apostila sobre o lundu-canção e responda:
2.1
Identifique duas características das letras de lundu.
R:__________________________________________________________________________________
2.2.
Na sua opinião, quais são as semelhanças e/ou diferenças entre as letras de
lundu e as letras do funk que é feito
atualmente?
R:___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2.3
Cite duas características musicais do lundu.
R:___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2.4
Retire do texto dois compositores de lundu.
R:____________________________________________________________________________________________________________________________________________
não achei o que eu queria.
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