O
choro e os chorões
O choro pode ser
considerado como a primeira música urbana tipicamente brasileira. Os primeiros
conjuntos de choro surgiram por volta de 1880, no Rio de Janeiro - antiga
capital do Brasil.
Esses grupos eram
formados por músicos - muitos deles funcionários da Alfândega, dos Correios e
Telégrafos, da Estrada de Ferro Central do Brasil - que se reuniam nos
subúrbios cariocas ou nas residências do bairro da Cidade Nova, onde muitos
moravam.
O nome Choro veio
do jeito choroso da música que esses pequenos conjuntos faziam. A composição
instrumental desses primeiros grupos de chorões (nome dado aos músicos de
choro) girava em torno de um trio formado por flauta, instrumento que fazia os
solos; violão, que fazia o acompanhamento como se fosse um contrabaixo — os
músicos da época chamavam esse acompanhamento grave de "baixaria" -;
e cavaquinho, que fazia o acompanhamento mais harmônico, com acordes e
variações.
A
história do choro iniciou em meados do século XIX, época em que as danças de
salão passaram a ser importadas da Europa. A abolição do tráfico de escravos,
em 1850, provocou o surgimento de uma classe média urbana (composta por
pequenos comerciantes e funcionários públicos, geralmente de origem negra),
segmento de público que mais se interessou por esse gênero de música.
Em
termos de forma musical, o choro costuma ter três partes (ou duas,
posteriormente), que seguem a forma rondó (sempre se volta à primeira parte,
depois de passar por cada uma delas).
Os conjuntos que o
executam são chamados de regionais e os músicos, compositores ou
instrumentistas, são chamados de chorões. Apesar do nome, o gênero é em geral
de ritmo agitado e alegre, caracterizado pelo virtuosismo e improviso dos
participantes, que precisam ter muito estudo e técnica, ou pleno domínio de seu
instrumento.
Hoje o conjunto
regional é geralmente formado por um ou mais instrumentos de solo, como flauta,
bandolim e cavaquinho, que executam a melodia, o cavaquinho faz o centro do
ritmo e um ou mais violões e o violão de 7 cordas formam a base do conjunto,
além do pandeiro como marcador de ritmo.
OS Grandes Chorões
do passado
O flautista e
compositor Joaquim Antônio da Silva Callado é conhecido como o pai dos chorões
e foi o mais popular músico do Rio de Janeiro imperial. Ele é considerado um
dos criadores do Choro, ou pelo menos um dos principais colaboradores para a
fixação do gênero. Seu maior sucesso é Flor Amorosa, número obrigatório para
qualquer flautista de choro.
De seu grupo fazia
parte a pioneira maestrina Chiquinha Gonzaga, não só a primeira chorona, mas
também a primeira pianista do gênero. Em 1897, Chiquinha escreveu para uma
opereta o cateretê Corta-Jaca, uma das maiores contribuições ao repertório do
choro.
Ernesto Júlio de Nazareth foi mais que um
pianista de bailes e saraus do final do séc. XIX e início do séc. XX. Ele foi a
pessoa que encontrou a maneira mais eficaz de se reproduzir um conjunto de
choro no piano, criando um estilo inigualável. Músico de trajetória erudita e
ligado à escola européia de interpretação, Nazareth compôs Brejeiro (1893),
Odeon (1910) e Apanhei-te Cavaquinho (1914), que romperam a fronteira entre a
música popular e a música erudita, sendo vitais para a formação da linguagem do
gênero.
O
compositor Anacleto de Medeiros nasceu em Paquetá, filho natural de uma
“crioula liberta”, como consta na sua certidão de nascimento. Ele é apontado
como o criador do schottisch brasileiro. Anacleto foi fundador, diretor e
maestro de muitas bandas, tendo contribuído de maneira fundamental para a
fixação dessa formação no Brasil. A tradição de bandas se reflete até hoje, por
exemplo no desenvolvimento de uma sólida escola de sopros. A banda que se
tornou mais famosa sob sua regência foi a do Corpo de Bombeiros, que chegou a
gravar alguns dos discos pioneiros produzidos no Brasil, nos primeiros anos do
século XX.
O flautista e
saxofonista Alfredo da Rocha Vianna Filho, o Pixinguinha, contribuiu
diretamente para que o choro encontrasse uma forma definida. Para isso,
introduziu elementos da música afro-brasileira e da música rural nas polcas,
valsas, tangos e schottischs dos chorões. Ele é considerado o maior chorão de
todos os tempos. É de sua autoria o clássico Carinhoso, música obrigatória no
repertório do choro.
Outra personalidade
de importante na história do choro foi o carioca Jacob Pick Bittencourt, o
Jacob do Bandolim, famoso não só por seu virtuosismo como instrumentista, mas
também pelas rodas de choro que promovia em sua casa, nos anos 50 e 60. Sem
falar na importância de choros de sua autoria, como Remeleixo, Noites Cariocas
e Doce de Côco, que já fazem parte do repertório clássico do choro.
Contemporâneo de Jacob, Waldir
Azevedo superou-o em termos de sucesso comercial, graças a seu pioneiro
cavaquinho e choros de apelo bem popular que veio a compor, como Brasileirinho
(lançado em 1949) e Pedacinhos do Céu.
Exercícios sobre a
História do Choro
- Marque a alternativa correta:
1.1 Um instrumento
característico do choro é o:
( a ) xilofone ( b ) o violão de 7
cordas ( c ) baixo
elétrico
1.2 Uma característica
marcante do choro é:
( a ) o
improviso ( b ) o
virtuosismo ( c
) a variação
1.3 Além do maxixe,
outras danças fazem parte do repertório do choro, entre elas:
( a ) valsa e polca ( b ) habanera e
funk c ) charme e samba
1.4 O criador do
conjunto original de choro composto por dois violões,
cavaquinho e flauta
foi:
( a )
Pixinguinha ( b ) Joaquim
Callado ( c ) Ernesto Nazareth
1.5 O instrumento de
Chiquinha Gonzaga foi o:
( a ) cavaquinho ( b ) piano ( c ) baixo
1.6 Ernesto Nazareth denominava suas composições
de:
( a ) maxixe ( b ) tango brasileiro ( c ) rock
1.7 Pixinguinha foi
flautista do conjunto:
( a ) Oito
Batutas ( b ) Época de
Ouro ( c ) Choro Carioca
1.8 Os Dois principais
instrumentos de Pixinguinha foram:
( a ) violão e
bandolim ( b ) pandeiro e viola ( c ) flauta e saxofone
1.9 Os instrumentos de
Jacob Pick Bitencourt e Waldir Azevedo eram respectivamente:
( a ) bandolim e violão ( b )cavaquinho e violão ( c ) bandolim e cavaquinho
1. 10 O
bandolinista Jacob do Bandolim fundou o conjunto:
( a ) Noites Cariocas ( b ) Oito Batutas ( c ) Época de Ouro
2. Relacione as
colunas cada música com seu respectivo compositor:
(1) FLOR AMOROSA
(2) ODEON
(3) CARINHOSO
(4) OS BOHÊMIOS
(5) BRASILERINHO
(6) DOCE DE CÔCO
(7) CORTA-JACA
|
(
) PIXINGUINHA
(
) ERNESTO NAZARETH
(
) JACOB DO BANDOLIM
(
) CHIQUINHA GONZAGA
(
) ANACLETO DE MEDEIROS
(
) JOAQUIM CALLADO
(
) WALDIR AZEVEDO
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